sexta-feira, 5 de junho de 2009

MARIA DA LIBERTAÇÃO






MARIA DA LIBERTAÇÃO
PADROEIRA DA COMUNIDADE FDC – RIO MARIA / PA.
Em 1987 as Filhas do Amor Divino recebem um apelo irrecusável de Dom José Hanrahran, da diocese de Conceição do Araguaia, que bem impressionado com o trabalho das Irmãs na Diocese de Marabá, suplicou: “Apelo ao Espírito Santo, o substancial Amor Divino, por intercessão de Nossa Senhora Medianeira, Maria da Libertação, iluminar as mentes e tocar os corações para ouvir e atender ao grito do povo sofrido de Rio Maria. Peço uma comunidade de três irmãs para abrir uma casa em Rio Maria. O trabalho será pastoral, servindo, motivando e ajudando na formação cristã do povo e das comunidades”.
As ardentes e veementes preces do Bispo foram ouvidas, a Congregação assumiu e Comunidade se estabeleceu com o nome Maria da Libertação. Ela atende as múltiplas preces diárias para realizar a MISSÃO de
§ “Ouvir o clamor do povo” e pregar o Evangelho libertador!
§ Preparar, educar e formar comunidades para celebrar e viver o projeto divino.
§ Ajudar os fracos, escutar a todos,
§ Repartir o pão da palavra e da caridade com famintos, doentes, necessitados.
§ Somar com quem procura viver a justiça.
§ Ser portadoras da paz para os lares.
§ Ser irmãs do e no amor divino.
§ Amém.
Com o objetivo e projeto de Êxodo 3, em MARIA DA LIBERTAÇÃO as evidências sinalizam a irrevogável marca do Amor Divino em cada gesto, palavra e ação da comunidade através dos anos. Mulheres de Deus que evangelizam com a força da palavra e da vida. A riqueza da Teologia da Libertação as anima cada dia ativando a consciência de que a libertação que Jesus veio trazer começa aqui e acontece pela evangelização efetiva. Mulheres impulsionadas a ir ao encontro dos mais necessitados vão onde alguém não se conforma com a exclusão social, onde alguém clama pelo direito de viver dignamente, onde se apresenta o rosto desfigurado de Cristo em pessoa, onde o povo precisa de organização em busca de moradia, trabalho, educação, comida, segurança, saúde, lazer e acima de tudo fé. Mulheres incansáveis com fome e sede de justiça transmitem aos leigos das Comunidades Eclesiais de Base a formação religiosa e social fortalecidas pela palavra de Deus e pela Eucaristia. Elas mergulham fundo nas causas do sofrimento do povo, de sua opressão e exclusão. Elas iluminam tudo com a palavra de Deus e buscam em conjunto caminhos de libertação. É muito bonito ver a Filha do Amor Divino com os olhos voltados e o coração orientado por Maria da Libertação atendendo o povo neste chão.
CANTO: Ave, cheia de graça...
Maria da Libertação, plena como na Anunciação, mulher ágil no servir, atenta aos clamores, simples na expressão, formosa por natureza, encantadora como o Amor Divino.
A inexistência de estátua da poderosa santa padroeira levou a criar a imagem contendo as marcas das diversas raças e populações agraciadas por Maria da Libertação. Acorrentadas são socorridas pelo poder invencível de Maria da Libertação ao romper as algemas e declarar o povo sofredor livre para fazer o bem, alegrar, tornar feliz e conduzir ao céu.

Um comentário:

  1. Admirável história de Maria da Libertação vivenciada pelas Filhas do Amor Divino em Rio Maria - PA, one constituiram Comunidade aos 18 de abril de 1988.
    Pelas mãos de Maria as irmãs tem recebido abundantes graças em sua atividade pastoral, escolar e social ao longo dos abençoados anos.
    Em tudo procuram fazer o be, alegrar, tornar feliz e conduzir ao céu.

    ResponderExcluir